eCOROmia

eCOROmia

Coro da Faculdade de Economia do Porto

O eCOROmia, nasceu em Outubro de 1996 fruto do espírito académico e da irreverência de alunos empenhados, não só nas aulas, mas também em extrapolar os seus dotes vocais sempre conservados pelo trago de um “Porto”, que acende sempre a chama da paixão pela música e pela vida.

É sob a batuta de Alexandre Pires, carinhosamente intitulado “mestre eCOROmia” que temos a nossa primeira atuação no calor da “mui nobre” Faculdade de Economia do Porto. A partir daí foram constantes as participações nas sessões solenes da mesma, em espetáculos de beneficência e Encontros de Coros.

Na era seguinte Portugal rende-se definitivamente aos nossos encantos, que o digam as mais nobres cidades como Lisboa, Coimbra, Vila Real, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Viseu, Gaia e ainda as melhores salas de espetáculos do Porto como o Rivoli – Teatro Municipal, o Ateneu Comercial, o Teatro Sá da Bandeira, o Terço, a FNAC, a Alfândega, o Teatro do Campo Alegre e até o Coliseu.

O primeiro sinal da sua internacionalização surge em 2002, com a participação no F.I.M.U – Festival Internacional de Música Universitária realizado em Belfort, França. No ano 2004, destaca-se a participação no Festival de Música de Natal e Advento na belíssima cidade de Praga – República Checa, onde conquistámos um honroso prémio de bronze. O nosso último desafio foi a participação no Festival Internacional de Coros Ensembles Polyphoniques en Provence, no Sul de França, em Julho de 2005, participação que repetimos 5 anos depois.

Também por terras nacionais já foram desenvolvidas digressões, nomeadamente à Ilha da Madeira e Algarve. Para além da organização dos já habituais Encontros Internacionais de Coros Universitários “eCOROscantam” e “ECAP” – Encontro de Coros da Academia do Porto, há ainda a salientar a realização dos Concertos de Natal que revertem a favor de instituições de caridade.

O eCOROmia encontra-se, atualmente, dirigido pelo Maestro Miguel Leitão.