Miguel Leitão

Miguel Leitão

Maestro

Miguel Leitão nasceu no Porto a 1980. Ingressou no Conservatório de Música do Porto em 1999, na classe da professora Cecília Fontes. Em 2002 foi admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor Rui Taveira, tendo finalizado a Licenciatura em 2008. Neste mesmo ano foi admitido como membro permanente do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto.
Apresentou-se diversas vezes em concerto desde 2002 tanto em Portugal como no estrangeiro, das quais se destaca:
Em Maio de 2006 apresentou-se com a Orquestra Nacional do Porto em Pulcinella de “Stravinsky”. Ainda em Maio de 2006 foi Bastien na ópera de Mozart “Bastien und Bastienne”, encenada por João Henriques. Com a Remix Orquestra Barroca interpretou Oloferne na Oratória de Francisco António de Almeida “La Giuditta”, dirigido por Lawrence Cummings. No Festival de Música Antigua de Daroca – Espanha apresenta-se com os Segréis de Lisboa na “Missa em Mi” de Carlos Seixas. Em Dezembro de 2006, novamente com o Remix Orquestra Barroca, integra o octeto de “Gloria a 7 voci” de Cláudio Monteverdi
Durante o Verão de 2007 participou no festival de Aldeburgh (Inglaterra), na produção de “Death in Venice” de B. Britten, onde interpretou o Glass Seller. Fez ainda parte do festival de Bregenz (Austria), onde para além desta produção integrou o elenco de “Playing Away” de B. Mason onde foi o Crazed Fan. Ainda em 2007 foi Tancredi em “Il Combattimento di Tancredi I Clorinda” numa produção encenada por Catarina Costa e Silva e dirigida por Ana Mafalda Castro na Fundação Gulbenkian.
Faz parte do coro do Festival de Glyndebourne na época de 2008 onde canta em “Carmen” de Bizet, “Eugene Onegin” de Tchaikovsky, e “L’Icoronazione di Poppea” de C. Monteverdi. Ainda durante a tourné desta companhia canta “Flauta Mágica” de W.A. Mozart onde também faz o cover de Monostatos.
Frequentou masterclasses e workshops com os professores Peter Harrison, Lorna Marshall, Ana Ester Neves, Cecília Fontes, Jill Feldman, Muriel Corradini, Jeff Cohen, Eugene Asti, Philip Langridge, Malcolm Martineau, François Le Roux., Lada Valesova, Delia Lindon, Jaime Mota, David Wilson Johnson e William Lacey.
Recentemente e após uma longa experiência coral tem-se dedicado à direcção, tendo dirigido o Côro Anonymus na época de 2009/2010, durante a qual o coro se apresentou por inúmeras vezes em concerto, finalizando com uma participação no Festival Internacional de Coros de Freamunde, onde obteve o 3º lugar na categoria Sacra e um diploma bronze na categoria Folk.
Lecciona em várias escolas e Academias as disciplinas de Canto e Coro.

Dirige desde Outubro de 2010 o eCOROmia (Coro Académico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto).
Lecciona a disciplina de Música no Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD), onde desenvolve trabalho com pessoas portadoras de deficiência na área da música.